top of page

Sobre o Agrupamento

Patrono

lindley_cintra_foto.jpg

O nome de Lindley Cintra foi proposto em 2001 pelos docentes da Escola Básica do 2º/3º Ciclos (antiga Escola Preparatória do Lumiar).
Filipe Lindley Cintra foi um dos mais importantes filólogos e linguistas portugueses, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) desde 1951, onde se licenciou e doutorou em Filologia Românica. Teve um importante papel na orientação de investigadores e docentes, tendo também criado o Departamento de Linguística Geral e Românica e reformado o Centro de Estudos Filológicos, a partir de 1975, rebatizado como Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Lindley Cintra é, incontestavelmente, um nome de referência para o estudo e ensino da Língua Portuguesa, com uma atividade intelectual e científica que permanece como legado nas suas numerosas obras.
Fonte - http://pt.wikipedia.org/wiki/Luís_Filipe_Lindley_Cintra (16 de maio de 2024)

Patrono
Historia

História

O AEPLC (criado em setembro de 2003) integra atualmente seis estabelecimentos de ensino, do pré-escolar ao secundário.
 

Até ao final do ano letivo 2009/2010, o Agrupamento possuía cinco estabelecimentos de ensino (1 JI; 2 Escolas EB1; 1 Escola EB 2,3 e a Unidade de Multideficiência a funcionar na Escola Básica 204, integrada no Centro de Reabilitação e Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian). Em agosto de 2010, por aplicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 44/2010 de 14 de junho, foi criada uma nova unidade administrativa, que manteve a mesma designação (AEPLC), e passou a agregar também outro estabelecimento de ensino não agrupado: a Escola Secundária do Lumiar. A partir dessa altura, passou a funcionar nesta escola a sede do Agrupamento, onde se encontram os órgãos de gestão e os serviços administrativos.
 

A 7 de setembro de 2010 foi integrado no Agrupamento o jardim de infância do Lumiar, passando a sete estabelecimentos de ensino.
 

No ano letivo 2017/2018 a Escola Básica 204, onde funcionava a Unidade de Multideficiência foi encerrada, enquanto Escola do 1ºciclo, pela Autarquia, na medida em que os alunos que a frequentavam terminaram a escolaridade obrigatória.

Missão

A escola tem por missão promover o sucesso educativo de todos os alunos, mobilizando os diversos saberes, experiências que intervêm nesse processo em torno da construção de uma escola dinâmica, inovadora, socializadora, empreendedora, inclusiva, organizada e pautada por níveis de exigência e rigor, tal como é definido no Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória (PASEO). “É neste contexto que a escola, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, onde os alunos adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar, tem que se ir reconfigurando para responder às exigências destes tempos de imprevisibilidade e de mudanças aceleradas.”

 

A missão da escola passa pelo envolvimento num projeto educativo comum, articulando níveis e ciclos de ensino distintos, para que os membros da comunidade educativa se identifiquem com a cultura do Agrupamento, criando expetativas positivas, quer pelo cumprimento da sua função educativa, quer enquanto espaço físico concreto continuamente adaptado às novas necessidades de relacionamento interpessoal e de inovação tecnológica. Torna-se, por isso, essencial que a escola promova condições para que, ao integrar todos os níveis de ensino na mesma unidade de gestão, o aluno possa completar a escolaridade obrigatória no mesmo Agrupamento de Escolas, começando pelo pré-escolar até ao ensino secundário (12ºano), investindo num percurso formativo sequencial.

 

Ao promover a colaboração e a cooperação entre os diversos intervenientes, criando ambientes educacionais flexíveis, a escola cumpre a sua missão: um ensino inclusivo, de qualidade, exigência e rigor, capaz de proporcionar a formação de cidadãos ativos, intervenientes, responsáveis e civicamente comprometidos na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

 

Em suma, o AEPLC, enquanto unidade orgânica do Ministério da Educação (ME), que disponibiliza ensino regular e qualificante desde o pré-escolar até ao 12º ano, deve priorizar o desenvolvimento de alicerces na formação integral do aluno, assentes em princípios de base humanística e regidos por valores de liberdade, responsabilidade e integridade, cidadania e participação, excelência e exigência, curiosidade, reflexão e inovação. Por último, o Agrupamento deve constituir-se como um espaço de conhecimento, cultura, empreendedorismo, criatividade e preocupação ambiental, articulando os diferentes níveis de ensino, a fim de promover uma cidadania ativa e crítica, mas também um espaço inclusivo, que deve potenciar o respeito pelas diferenças e mobilizar-se solidariamente. 

Missao

CONTACTOS

Sede do Agrupamento

Escola Secundária do Lumiar

Rua Mário Sampaio Ribeiro, 1600-488 Lisboa

​

​

TEL. 21 754 07 47 | FAX. 21 758 99 24

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

FIQUE POR DENTRO

Assine a nossa newletter

e saiba de tudo

Email enviado!

© 2025 por AEPLC

bottom of page