Concurso Literário Adília Lopes
- web AEPLC
- 29 de abr.
- 1 min de leitura
No dia 26 de março, ocorreu no Auditório da Escola Secundária do Lumiar, a cerimónia de entrega dos prémios da 3ª edição do Concurso Literário Adília Lopes, organizado pelo IELT – FCSH-UNL. Para esta edição, as turmas de 12º ano da Escola Secundária do Lumiar foram convidadas a participar na modalidade de poesia ou de crónica. A aluna Ema Rodrigues recebeu o primeiro prémio na modalidade de crónica, com “A lista das pequenas coisas”. Já os premiados na categoria de poesia foram a aluna Maria Lopes de Novais, com “Apontamento”, que ganhou o primeiro prémio, Rodrigo Fialho, “A senhora da caixa”, em segundo lugar, e as alunas Jéssica Dias, com “Quase nada” e Aurora Rocha, partilhando o terceiro lugar em ex-aequo, com “Crónica da chuva fria com gato dentro”.
Na cerimónia, estiveram presentes a Diretora do Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra, Prof.ª Belandina Vaz, a professora bibliotecária, Patrícia Sá e as professoras de Português do 12º ano, Cátia Barroso e Rosa Almeida. A representar a Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Humanas – IELT, esteve a Prof.ª Doutora Joana Meirim, que integrou o júri do concurso.
Os premiados leram os seus textos a todos os que estiveram presentes, tendo sido aplaudidos, pelo momento poético, criativo e de liberdade artística que proporcionaram.
Para celebrar Adília Lopes, desaparecida a 30 de dezembro de 2024, contámos também com a delicadeza da D. Lígia que nos presenteou com um bonito arranjo de lírios brancos do jardim da nossa escola, que a poetisa, certamente, iria apreciar, uma vez que o seu amor pelos animais e pelas plantas está muito presente na sua vasta obra.











